quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Interações Ecológicas! Morcegos amigos.

Os morcegos (Reino: Animália - Filo: Chordata - Classe: Mammalia - Infra-Classe: Placentalia - Ordem: Chiroptera) são os únicos animais mamíferos capazes de voar. Representam um quarto de toda a fauna de mamíferos do mundo: são cerca de mil espécies, que possuem uma enorme variedade de formas e tamanhos, tem uma enorme capacidade de adaptação a qualquer ambiente e ampla variedade de hábitos alimentares, nunca vista em nenhuma outra ordem animal, pois podem se alimentar de frutas, néctar, pólen, insetos, artrópodes, pequenos vertebrados e peixes. Somente três espécies se alimentam de sangue, ou seja, são morcegos hematófagos, encontrados apenas na América Latina e no Sul do México.
Contribuem substancialmente para o equilíbrio dos ecossistemas, pois atuam como:
- POLINIZADORES auxiliando na reprodução de mais de quinhentas espécies de plantas, visitando as flores que abrem a noite, transportando o pólen de flor em flor. Cerca de dois terços das angiospermas das florestas tropicais do mundo são polinizadas por eles.
- DISPERSORES DE SEMENTES, ao ingerir um fruto, o morcego deixa cair as sementes em locais distantes do original, onde podem nascer novas árvores. Mais de quinhentas pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite. A dispersão das sementes faz com que eles sejam os principais responsáveis pela regeneração de florestas degradadas.

- CONTROLADORES DAS POPULAÇÕES DE INSETOS, Algumas espécies ingerem duzentos ou mais insetos em apenas alguns minutos de vôo. Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biosonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para voar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.

- FONTE DE ALIMENTO para as outras espécies da floresta. Na teia alimentar os morcegos pequenos são às vezes presas de corujas e falcões. De maneira geral, há poucos animais capazes de caçar um morcego. O gato doméstico é um predador, pega morcegos que estão entrando ou deixando um abrigo, ou no chão. Também existem relatos de algumas espécies de sapos e lacraias cavernícolas que predam morcegos, além, é claro, de morcegos carnívoros maiores. Marsupiais brasileiros, como gambás e cuícas da família Didelphidae, também costumam predar morcegos. São parasitados por pulgas e carrapatos. Alguns grupos de insetos sugam apenas o sangue de morcegos, por exemplo as moscas-de-morcego, pertencentes às famílias Streblidae e Nycteribiidae.

- ADUBO NATURAL. As fezes dos morcegos constituem excelente adubo natural. Foram intensamente exploradas até ao desenvolvimento de adubos industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário